Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

2011 - O Mundo Encantado dos Sebos

"Ao meu querido Jon..."


     Que todo mundo gosta de um livro novinho em folha, não tem dúvida. Mas falar sobre as livrarias é um capítulo à parte. Sou da época em que não existia esse negócio de internet. Para fazer pesquisas escolares, eu tinha de ir à biblioteca e, na época em que trabalhava e estudava à noite (desde os 16 anos), frequentava muito a Mário de Andrade, no centro de São Paulo, por sinal, maravilhosa. Mas bibliotecas também são um capítulo especial à parte, assim como as incríveis exposições de livros.
     Sempre senti grande fascínio pelos sebos. Na época em que fazia pesquisas para a escola e a faculdade, estava sempre lá, num dos inúmeros sebos procurando e encontrado alguma coisa. Aliás, compro livros diversos para pesquisas no sebo até hoje para o meu trabalho. O bom mesmo, porém, é ir ao sebo passear. Exatamente. Passear. Há um sebo perto de casa com uma aura de mistério que parece saído das telas de cinema. Eu me sinto num daqueles filmes sobre magia quando vou até lá. É uma delícia saltitar entre todas aquelas estantes lotadas, garimpando, procurando coisas interessantes para ler, deixando que elas venham parar nas minhas mãos ao acaso. Tenho encontrado cada preciosidade.
     Hoje em dia, existem os sebos virtuais, que são muito práticos e úteis, dependendo da necessidade, mas, quando não há pressa na compra, nada como visitar um sebo.
     Ah, só uma coisinha... Sabe o que tenho encontrado muito? Livros legais para ler com lindas dedicatórias, como, por exemplo, "Ao nosso netinho, com todo o carinho de seus avós, este livro, para que se lembre sempre de nós..." Ou "À amiga Tertuliana (nome fictício), aniversário e Páscoa, ofereço com carinho..." (Este, copiei na íntegra.)
     Gente, "pelamordedeus", quando alguém nos dá um livro de presente, e ainda com uma dedicatória especial, é porque vem do coração. Como cargas d'água alguém tem coragem de doar o livro com dedicatória para o sebo, ou até vender por 1 real? Deve estar cheio de avós e padrinhos se revirando no túmulo...

     Bem, não posso julgar, nem costumo, pois cada um é que sabe dos seus motivos para as coisas que faz. Mas não nada custa enfatizar que isso é o fim do fim.
De qualquer modo, se você gosta de livros, já sabe como é ótimo explorar os sebos, pois eles têm coisas sensacionais a oferecer... Sem mencionar a economia no bolso. Boa garimpagem!

0 comentários:

Postar um comentário