Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

8 - Livros que Curto/ Books I Enjoy


Feel most welcome, my dear!
Bem-Vindo(a)s!
Mi casa, su casa!

(Não repare na bagunça...)
 
***************************************

Página em Fase Constante de Desenvolvimento
Page Being Constantly Developed
***************************************
     
Sou uma leitora como a maioria, embora seja eclética e um rato de biblioteca assumido. Aliás, neste nosso mundo tecnológico, o que somos agora? “Mouse” de biblioteca? Piada boba, eu sei, mas não resisti (sei, sei que o equivalente é bookworm; ou agora será "e-bookworm"?).
     Não sou crítica literária, mas comento aqui sobre alguns livros que leio para descontrair e que aprecio, ou que já li desde a infância e adolescência e que me deixaram boas lembranças. Sempre carrego um livro comigo para todo o lado e tenho um ou mais na mesa de cabeceira. É ótimo ler numa rede, num sofá, debaixo de uma árvore com o livro nas mãos (nada de e-books para mim quando o assunto é lazer). Leio em qualquer lugar em que tenho chance, por sinal. No trânsito (no banco do passageiro), no ônibus, no metrô, no consultório médico, num degrau qualquer, em toda e qualquer fila...
    Como adoro ler, não tenho um tipo de livro favorito, mas livros favoritos entre todos os que tenho lido. Leio praticamente tudo que cai nas minhas mãos e desperta o meu interesse. Boa leitura para mim é aquela que cativa, entretém, faz refletir. Gosto muito dos clássicos brasileiros, como, entre vários outros títulos e autores que li, “O Gaúcho” de José de Alencar e “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Também aprecio as obras de Monteiro Lobato e Jorge Amado. Li quase todos os livros de Paulo Coelho e entre os meus favoritos estão “O Alquimista”, “A Bruxa de Portobello”, “O Diário de um Mago”.
    Adoro clássicos da literatura mundial como “O Morro dos Eventos Uivantes”, de Emily Brontë, e “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen,  “1984”, de George Orwell, “Retrato de uma Senhora”, de Henry James, “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes, “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis. E obviamente não poderia deixar de citar Shakespeare e Camões entre outros gênios.
    Também gosto de ler obras infantojuvenis como as de Júlio Verne, C.S. Lewis, Mark Twain, Charles Dickens e tantos outros. Adorei a saga inteira de “Harry Potter”, de JK Rowling e a de “As Brumas de Avalon”, de Marion Z. Bradley. Outros livros que sempre adorei são os de Aghata Christie, sendo um mais surpreendente do que o outro. Gostei de livros contemporâneos como “A Cabana”, de  William P. Young e “A Cidade do Sol “, de Khaled Hosseini, entre muitos. 
     Adoro também livros de autoajuda, como “Yoga Para Nervosos”, do Prof. Hermógenes e  “O Poder do Pensamento Positivo”, de Norman Vincent Peale, entre diversos outros. Independentemente de religião, também gosto de ler livros psicografados e das obras de Allan Kardek.
     Enfim, essa é uma pequena mostra do que gosto, ou poderia ficar aqui citando autores e livros por um longo tempo. Coloco nesta página adicional do blog minhas impressões de leitora comum, mas ávida sobre livros conhecidos ou não (e não necessariamente sinopses ou resumos formais ao estilo convencional). Ressalto por que a leitura foi agradável, como me entreteve, em que me beneficiou, o que aprendi. Também gostei de todos os livros que traduzi e já fiz comentários sobre eles em outra página do blog.
    Quando gosto de um livro, acho legal partilhar a minha opinião e fico contente em poder passar adiante a dica de uma boa leitura, a quem se interessar.

     Bem, vou começar com chave de ouro, deixando minhas impressões sobre um famoso livro que é um achado (logo abaixo). tj*¬
      As I love to read, also in English, I don’t’ have a kind of favorite book, but favorite books among those I’ve been reading. I read practically everything that come to my hands and captures my interest. To me, good reading is the one that captivates, entertains and make us think.
    I’ll write here, also in English, about some of the books I’ve been reading in this language, when I have the chance. I also enjoyed all the books I’ve translated to Portuguese, and I’ve already commented about them in another page of the blog (adding a synopsis in English for each one there). tj*¬



Textos: meus
imagens: domínio público internet
*************************************
Através do reflorestamento contínuo e abrangente
e da reciclagem não deverá faltar papel para o que
é realmente necessário, como, por exemplo, os
bons e velhos livros impressos.


Through continuous, comprehensive reforestation
and recycling we shall not be without paper for
what is really necessary, such as the good old
printed books, for instance.


***************************************

*************************************

    




***************************************
Título:                UM MINUTO PARA MIM
Autor:                Spencer Johnson
Tradutor:           Ruy Jungmann
Editora:              Record
Gênero:              Autoajuda

Este é um livro para se adquirir mais de um exemplar e dar de presente. Comprei o meu no sebo e, depois que o li, dei-o a uma amiga que estava precisando. Vou comprar outro para reler e guardar na coleção pessoal. Por aí, já dá para se ter uma base de como o considero uma leitura a ser difundida. É um livro breve, sucinto, mas que diz tudo. A partir do “um minuto” que reservamos para nós, podemos ir organizando toda a nossa vida da melhor forma possível. O princípio do livro é o de que devemos cuidar bem de nós mesmos primeiro para, assim, estarmos em totais condições para cuidar dos outros. Não é uma questão de egoísmo, mas de simples lógica e praticidade. Se você estiver bem, terá como fazer com que todos à sua volta se sintam bem. Imagine, se por outro lado, estiver ressentido, frustrado, mal-humorado, infeliz, amargurado, como tratará os outros? Acabará, por certo, transmitindo todo o seu desgosto e negativismo para os que estão à sua volta. E deve cuidar de si mesmo em todos os aspectos: físico, mental e espiritual. Assim, você será uma bênção para si mesmo e para os demais. Segundo o autor, nesta nossa vida atribulada, você tem de reservar um minuto para si, quantas vezes quiser ao longo do dia, e, durante esse simples mas importante minuto, agirá em seu favor e, consequentemente, para o bem geral. Você se perguntará, em qualquer situação, se, naquele momento, existe uma maneira melhor de cuidar de mesmo. Por exemplo, se está com um problema físico que o incomoda, bastará um minuto para agir e marcar a consulta que acabará resolvendo o seu problema. Caso tenha se desentendido com alguém, bastará um minuto para pegar o telefone, ligar para a pessoa e dar o primeiro passo para uma reconciliação. Reserve um minuto para toda e qualquer atitude que acabe tornando você uma pessoa cada vez melhor.
Gostei muito da leitura porque é um princípio simples mas fundamental, do qual acabamos nos esquecendo no dia-a-dia. Pode ser colocado em prática de imediato e partilhado com todos, formando uma corrente positiva e construtiva.

***********************************

***********************************
Tire um minuto para
você sentando-se debaixo de
uma tranquila árvore e  prepare
uma lista de todas as coisas que
pode fazer para organizar melhor
a sua vida.

*************************************


*************************************
Título:                O Segredo
Autor:                Rhonda Byrne
Tradutores:       Alexandre Martins/Alice Xavier/
                          Marcos José da Cunha
Editora:             Ediouro
Gênero:             Autoajuda

Li O Segredo e gostei muito, embora, como leitora, não concorde exatamente com a abordagem do livro. Acredito na Lei da Atração, apesar de não ser especialista no assunto, e acho que, de fato, atraímos coisas boas ou ruins com nossos pensamentos. Acho que é algo mais ou menos na linha da ideia fixa, sabe como é? Quando você cultiva pensamentos negativos, pessimistas, acaba transmitindo isso no seu jeito de ser e levando a um efeito cascata. Pessimista, negativista, com aquela famosa nuvem escura do Hardy pairando sobre você, não se torna companhia das mais agradáveis. Daí aquele “climão” vai passando de um para o outro e... quando vai ver... estão todos discutindo e mal-humorados. Viu? Negativismo atrai negativismo; preocupação atrai preocupação. Já parou para pensar no que acontece quando você está com uma preocupação? Logo pensa em outra e mais outra e quando vai ver está com uma lista interminável delas, preocupando-se em saber até... qual era a primeira preocupação entre todas elas mesmo? A mente nos influencia, de acordo com o nosso estado de espírito _ qualquer livro de autoajuda vai te dizer isso. Quando você está de bem consigo mesmo e com o mundo, quando se sente bem, atrai coisas boas. Quando você é otimista _ e se mantém dentro da realidade _, e espera o melhor, você se predispõe a obter o melhor. No mínimo, você se torna uma pessoa agradável de conviver e, no mínimo, você atrairá boas amizades. Quando lemos O Segredo nos sentimos bem e até acreditamos que muitas coisas são mesmo possíveis, nos predispomos à cura, à realização dos sonhos, nos mantemos de alto astral, sentimos que podemos, sim, basta acreditar. Daí a nossa autoconfiança é estimulada, fica lá em cima e você acredita ainda mais em si. Talvez esse seja o segredo: acreditar em si e lutar pelo que é bom, por aquilo em que acreditamos e pela nossa capacidade de realizar tudo que sonhamos.
Quanto ao livro em si, respeito as opiniões dos autores e dos demais leitores, mas, como leitora _ e talvez seja por isso que o livro não funcione tão eficazmente para mim, eh, eh! _ ,mas tenho uma pequena ressalva. Não me entra muito na cabeça, talvez pela minha criação, que o Universo seja como um catálogo e que basta pedirmos, acreditando que, como uma encomenda de um serviço de entrega infalível, basta isso para que o pedido seja atendido. Onde estaria o desenvolvimento, a evolução do mundo, se fosse assim? Quem, afinal, iria produzir alguma coisa? O que acredito firmemente é que temos de fazer a nossa parte e que Deus cuidará do restante. Com fé e otimismo podemos conseguir as coisas, sim, mas também com trabalho, na minha humilde opinião. Peça com fé e será atendido; basta pedir e a vós será dado. Sim, acredito nisso; se tivermos fé e cumprirmos a nossa parte trabalhando, ajudando ao próximo e agindo de boa fé, Deus nos dará coisas boas de acordo com o nosso merecimento.

**************************************

***************************************
Este livro é uma verdadeira obra de arte.
This book is a real masterpiece.

Engenheiro de Pipas – O Invasor dos Ares
Autor: Ken Yamazato

“O livro Engenheiro de Pipas – O invasor dos ares é uma divertida viagem pelo mundo dos papagaios, sua história, suas formas e sua técnica. Resultado de uma vida dedicada a essa paixão, incentiva o interesse pelo aprendizado e uma maior integração social e familiar. Em páginas bem ilustradas, o autor apresenta sua colorida coleção e, ao final, ainda nos desafia a brincar de inventor, através de projetos que contam com um roteiro do tipo passo-a-passo.” (Extraído do site do autor/ Extract from the author’s site).

Onde Comprar:

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Rua São Joaquim, 381 – 3º andar
(11)3209-5465 / 3208-1755 (ramal 117)
museu@bunkyo.org.br


No site do autor, há maiores informações sobre o livro e ele e seu trabalho, além de fotos e vídeos interessantes.

On his site, you will find more information about the book and the author and his work, besides interesting pictures and videos.


Extraído do site do autor:

“O professor Ken Yamazato é apaixonado por pipas/papagaios desde criança, e por toda a vida tem se dedicado ao estudo e à arte de projetar e criar modelos das mais variadas cores, tamanhos e formatos.
Engenheiro mecânico, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-SP), já foi dezenas de vezes premiado em campeonatos e festivais de papagaio.
Desde 1991, quando se aposentou e criou a empresa Ken Yamazato Engenharia de Papagaios e Pipamodelismo, Ken percorre o Brasil com seu projeto pedagógico. E assim leva educação, cultura, esporte e lazer a pessoas de todos os lugares.
Entrou no o Guinness Book Brasil 98 ao empinar um “trem” de 242 pipas. Em 1999 chegou à marca de 3344 pipas empinadas em uma única linha.”

Extract from the author’s  site:

Ken Yamazato is a kite geek since he was a little boy and throughout his life has been devoting to the study and to the art of kite design, in all kinds of colors, shapes and sizes.”
“As a mechanical engineer, graduated at FEI-SP, he has earned awards in Brazilian kite festivals and tournaments several times.
Since 1991, after retiring and founding his own company  
Ken Yamazato Engenharia de Papagaios e Pipamodelismo, Ken is travelling around Brazil to spread his pedagogical project, bringing education, culture, sport and entertainment to people everywhere.
He got into the 
Guinness Book Brasil 98 after flying a “train” of 242 kites. In 1999 he reached the mark of 3344 kites flying in a single line.”


***************************************
Título:                A Poderosa
Autor:                Dr. Paulo Cezar Fernandes David
Editora:             Olivier
Gênero:             Autoajuda



Lendo A Poderosa (A Vida da Mulher Pode Ser Melhor a Cada Dia), você pode se sentir numa longa e elucidativa consulta onde são esclarecidas todas as suas dúvidas e com a vantagem de não se sentir constrangida em fazer perguntas óbvias ou descabidas. Porque o que pode ser óbvio para os médicos ou especialistas, é, muitas vezes, um “bicho-de-sete-cabeças” para leigos. O dr. Paulo é extremamente atencioso, esclarecendo assuntos como climatério, menopausa, reposição hormonal, entre tantos outros, de uma maneira clara, humana e bem-humorada em seu livro. Depois de ler o livro, você se sente tranquila(o) em relação a vários desses assuntos que preocupavam, tendo condições de buscar a ajuda necessária em cada caso, ou saber buscar ajuda para pessoas queridas que também precisam dessa ajuda, aprendendo a compreender a elas e a si mesma melhor e a se cuidar melhor. Segundo o dr. Paulo coloca, a medicina preventiva e um acompanhamento com o seu médico são o melhor caminho para uma vida mais saudável e o bem-estar físico e mental.

É um livro indispensável para quem busca compreender todas as diferentes fases pela qual a mulher passa na vida e a como vivê-las de maneira saudável.

*********************************



Poderia ter esperado acompanhada de um cafezinho quente e, claro... de um bom livro!

***************************************
Título:     Almanaque Ciência em Show               
Autor:     Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Angelo          
Editora:   Master Pop          
Gênero:   Ciências          


A primeira impressão quando você folheia o livro Almanaque Ciência em Show fica por conta da excelente qualidade... e a um preço bastante acessível. O livro tem folhas espessas, como as das páginas de uma revista mais sofisticada, brilhantes, e de textura acetinada. Daí você nota como é colorido e como as ilustrações são bem-feitas, descontraídas e elucidativas. Isso já é um bom começo para despertar o interesse da criançada e dos adultos. Mas o melhor ainda está por vir... o conteúdo! Apresentando uma proposta inovadora, o trio Gerson, Daniel e Wilson, do Ciência em Show _ cuja apresentação já tive a satisfação de assistir algumas vezes, pois é excelente e divertida _ lança seu livro com mais de cinqüenta experiências para serem feitas em casa e na escola. Com o mesmo bom humor, conhecimento de causa e sincera dedicação ao público, especialmente às crianças, os três jovens cientistas demonstram em detalhes essas experiências ao longo do livro, passo a passo, com a lista de materiais a serem utilizados _ baratos, fáceis de encontrar ou até reciclados _ e a explicação a respeito de cada experimento. Há ótimas dicas e curiosidades também, além da já característica preocupação dos três com a total segurança.
Acho que Almanaque Ciência em Show é um livro ideal para ser utilizado também na escola como paradidático, pois, além de ser acessível para os já sobrecarregados pais (com tanto material para comprar), não se limita ao uso num único bimestre. Pode ser usado o ano inteiro, inclusive na Feira de Ciências, com as variadas experiências sendo realizadas ocasionalmente com o acompanhamento do(a) professor(a), tornando as aulas mais dinâmicas e despertando cada vez mais a sede de conhecimento nas crianças.
Em casa, pode ser mantido permanentemente na biblioteca da criança, pois sempre será uma fonte de entretenimento, aguçando a imaginação e proporcionando momentos de ainda maior companheirismo entre pais e filhos. Acho uma delícia brincar com o meu filho, voltar a ser criança com ele, tirar todas as dúvidas que posso sobre tudo (eu o Google!), incentivá-lo... enfim, tudo o que uma mãe zelosa e coruja pode fazer. Neste livro, vi mais uma oportunidade para compartilharmos ótimos momentos. E, naturalmente, é um livro que as crianças também podem ler e usar para as atividades propostas em conjunto com os amigos (e sair um pouco do videogame!)
Adquiri um exemplar do Almanaque Ciência em Show para o meu filho, o qual curtimos juntos, e mais dois para dar de presente de aniversário a um amigo e a um primo dele, que, por sua vez, também estão adorando.
Da maneira livre e descompromissada de sempre, este livro eu recomendo. Dirvirtam-se!

***********************************
Ai, ai... Que delícia ler
um livro e sonhar acordada
com o meu Gato de Botas!


**********************************
Título:                Yoga Para Nervosos
Autor:                Hermógenes
Editora:              Círculo do Livro
Gênero:              Autoajuda


Leio este livro há quase trinta anos. Sim, já consegui acabar! Este é um livro que é um companheiro para a vida. Para ser franca, não gosto de ler o mesmo livro de novo, nem assistir ao mesmo filme de novo (com raras exceções) _ e respeito quem tenha o hábito _, mas, no meu caso, talvez seja aquela tal “Síndrome da Falta de Tempo”. Isso pega! Achamos que não temos tempo para nada, até que, finalmente, um dia, revemos toda a nossa vida e, enfim, aprendemos a administrar o tempo melhor e a repensar os nossos erros para tentar corrigi-los, para não desapontar jamais os que dependem de nós, como, por exemplo, os filhos. Mas, voltando ao livro, esse eu tenho lido várias vezes ao longo dos anos, ou inteiro, ou um trecho daqui e outro dali, porque é que se posso realmente chamar de livro de autoajuda, ensinando como a yoga, sua prática e princípios, podem ser cruciais para a boa qualidade de vida de uma pessoa, seu bem-estar físico e mental.

**********************************

Books are... my precious!


******************************************
Título:                Anjos - Mensageiros da Luz
Autor:                Terry Lynn Taylor
Tradutor:           Antônio Trânsito
Editora:              Pensamento
Gênero:              Autoajuda


Comprei este livro outro dia no sebo e adorei!
Que eu saiba, nunca falei com nenhum anjo pessoalmente, ao menos nenhum que tenha se apresentado como tal a mim. Mas que “los hay, los hay”. Não sei exatamente porque acredito em anjos. É apenas um sentimento. É como a fé, você a tem, ou não. Se seguirmos pela linha da crença religiosa, está até lá na Bíblia Sagrada que anjos existem, sim, e sabemos de todas as suas aparições. Mas, nessa questão de sentimento pessoal, acho que tenho um anjo da guarda, sim _ e não apenas eu. Quem seria eu para ter um “personal angel”, afinal? Mas acredito que o ser humano precisa de algum tipo de amparo a mais aqui na Terra e que o tem. E anjos não são apenas os “anjos da guarda”, mas acredito que eles estejam por aí, interagindo no mundo, na forma de uma pessoa amiga, ou de um necessitado, ou de um estranho que encontramos por acaso e nos ajuda. Bem, se esses e tantos outros não são anjos na exatidão do termo, são certamente anjos no coração. De qualquer forma, tenho dado tanto trabalho ao meu anjo da guarda desde criança que espero que ele não queira "se aposentar" de mim... eh, eh!


***************************************
************************************


Acho que a leitura não deve ser encarada como um refúgio no sentido de fuga da realidade, como acontece em alguns casos. Claro, é delicioso mergulhar num mundo de fantasia, mas também é essencial ficarmos informados sobre a realidade. A leitura, que tanto serve para entretenimento quanto para informação, pode ser mais como um encontro conosco, mas também nos prepara para encontros com os demais, para um convívio gratificante, salutar. Através dos vários tipos de leitura disponíveis, enriquecemos nosso conhecimento, adquirimos mais e mais coisas para partilhar com as outras pessoas. A leitura deve ser como um recanto, para onde vamos quando queremos espairecer,mas não algo introspectivo demais, que acabe nos privando da companhia das outras pessoas.
Você pode criar um divertido Clube do Livro com amigas(os); trocar ideias sobre diversos assuntos que andou lendo, ou conversar sobre um livro que "prendeu" você com uma pessoa interessante...
Enfim, as possibilidades de expandir e enriquecer seu convívio social através da leitura são abrangentes e imperdíveis.
**********************************

Leiam bastante, queridos.
Por trás de todo este charme
e glamour irresistíveis, há
muita cultura também!

***********************************


*************************************

Este banco convidativo está só
à sua espera! Apareça com
um bom livro, um gibi, um
jornal, um tablet, uma
revista... o que quer que
você goste de ler
 e aproveite!


Ler é simplesmente... apaixonante!

************************************
Minha nossa! Acho melhor eu voltar a ler o meu livro...
*************************************

Ler é tão bom!



Bem-Vindos às Demais Páginas deste Blog.
Be Welcomed to the Other Pages of this Blog.