Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

2011 - O Mundo Encantado das Livrarias

  
     Livrarias e feiras de livros são o hábitat natural dos ratos de biblioteca _ além das bibliotecas propriamente ditas, naturalmente. Nós nos sentimos num verdadeiro parque de diversões no meio de todos aqueles livros, saltitando por entre os corredores, quase devorando o conteúdo das prateleiras.
     É um programa completo, quer a livraria seja pequena e aconchegante, ou enorme (o equivalente a uma fábrica de chocolate para as crianças – com Johnny Depp e tudo!). Há uma atmosfera mágica numa livraria.   Quantas histórias, aventuras (e desventuras), quanto mistério, suspense, romance, quantos risos não há por trás de todas aquelas capas de livros? Podemos ir até lá para comprar algo específico que precisamos, como um livro recém-lançado que queremos ler, ou simplesmente entrar “só para olhar”. Essa é a melhor parte, quando entramos numa livraria com tempo de sobra, “só para olhar”, e vamos curtindo cada uma das seções, apreciando as novidades, relembrando bons tempos com as publicações consagradas mais antigas e marcantes. Claro que sempre acabamos levando alguma coisa, nem que seja, no mínimo, um livrinho de bolso. Antes disso, porém, folheamos daqui e dali, admiramos capas e belas edições, nos enternecemos com a seção infantil, escolhemos um livro especial para presentear alguém, ou a nós mesmos. Pode não parecer ao primeiro olhar, mas há um mar de possibilidades numa livraria.
     Sabemos que o processo de criação de um livro, passando pelas várias etapas, desde sua concepção até a publicação em si, costuma ser bastante trabalhoso (envolvendo autor e diversos profissionais e custos) e que o escritor precisa e deve ter seu trabalho reconhecido. Mas junto aqui o meu apelo ao de inúmeras pessoas para que os livros não custem tão caro no Brasil. Espero que os livros se tornem bem mais acessíveis a todos, no mundo inteiro. De fato, atualmente há uma variedade bem maior de livrarias do que se costumava ver antigamente, com promoções bem vantajosas e muitos livros de edições mais populares. É só pesquisar...  E se deliciar com os livros como um bom rato de biblioteca que se preze.
     Conheço uma livraria especial, muito convidativa. É um casarão rústico, semelhante a um chalé, ou uma casa de fazenda. A fachada e demais paredes externas são pintadas com um tom vibrante de azul, com detalhes em creme e branco, além de tijolos aparentes, e há imensas portas-janelas e vidraças emolduradas com madeira escura.
     A livraria é cercada por uma profusão de folhagens viçosas e flores multicoloridas em grandes vasos e floreiras distribuídas ao redor do casarão. As várias salas de seu interior compõem ambientes agradáveis com móveis despojados, estofados confortáveis, posicionados estrategicamente entre as inúmeras estantes de livros. Os adultos podem escolher seus livros tranquilamente e folheá-los à vontade, enquanto as crianças brincam na seção infantojuvenil. Essa é uma das minhas seções preferidas, quase semelhante a um quarto de criança, com uma decoração formada por bichos de pelúcia, bonecas de pano e brinquedos de madeira acomodados entre os livros de capas tão atraentes.
     Há também uma sala onde encontramos DVDs e CDs, com pôsteres incríveis de filmes e de astros da música nas paredes e bonecos em miniatura de personagens variados nas prateleiras. Se por um lado a decoração é descontraída, por outro a parte do eficiente atendimento é totalmente informatizada, não deixando nada a desejar. Durante uma pausa na escolha dos livros, você pode relaxar ainda mais num espaço da livraria reservado para as instalações de um charmoso café, com uma ampla vidraça dando para as plantas exuberantes, onde são servidos deliciosos cupcakes e croissants.
     Não é uma livraria imensa como uma megastore, mas ela possui uma grande variedade de títulos, um lugar onde certamente podemos encontrar o que procuramos em termos literários. Essa livraria me lembra um pouquinho os meus blogs: repleta de cantinhos acolhedores e surpreendentes. Aliás, a dona da livraria trabalha lá, num escritório nos fundos, cheio de bibelôs e porta-retratos, com uma janela dando para os vasos de plantas. Acho que vi um pôster gigantesco do Queen numa das paredes também... Pensando bem, há uma prateleira inteira com coisas do Queen lá: CDs, DVDs, livros... Nesse escritório de móveis rústicos, ela administra a livraria, escreve em seus blogs, pois é blogueira de carteirinha, e ainda faz as traduções que o tempo lhe permite... isso quando ela mesma não está saltitando por entre os livros... ou saboreando um cupcake com uma bela xícara de café fumegante.
     Existem inúmeras livrarias semelhantes a essa no mundo, mas ela é especial. Essa livraria especificamente é minha, mas ainda não existe. Por enquanto, só existe nos meus sonhos e na minha imaginação.

Mas, quem sabe, um dia com muito trabalho e esforço, como sempre conquistei as coisas na vida, como a maioria das pessoas?

Os livros nos conduzem por mundos
novos, misteriosos, fascinantes.
Distraem, ensinam, encantam. São
uma inestimável companhia. Gostar
de ler é uma dádiva, um privilégio,
sim, mas que está à disposição
e ao alcance de todos. tj*¬



0 comentários:

Postar um comentário