Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Livros que Adoramos

      Livros são perfeitos para serem dados de presente a quem gosta muito deles, pois, além do entretenimento, contribuem para boas lembranças que provavelmente durarão muito na mente do leitor presenteado. Também é muito bom doar livros e partilhar com os outros as ótimas experiências e o aprendizado que desfrutamos através deles. Mas se há uma coisa relacionada a livros de que gosto especialmente, além da leitura em si, é colecioná-los (os favoritos, passando os demais adiante). Nada como folhear um livro, admirar a capa, as ilustrações, a textura das páginas, algo que não se encontra num e-book, apesar de fazerem tanto sucesso com o público em geral e de serem tão práticos.
     Temos de nos desfazer de livros de que gostamos ao longo da vida, levando em conta o pouco espaço das residências dos tempos modernos. Alguns livros têm o seu valor sentimental, naturalmente, e as pessoas vão formando uma coleção particular, mas é sempre tempo de renovação.
     É muito bom ter livros à disposição para escolher qual ler. Sem falar nos gibis da Turma da Mônica, meus favoritos, e em revistas em geral. Afinal, há uma hora para tudo e, de fato, os livros sempre têm sido companheiros inseparáveis. Qualquer pessoa pode fazer sua coleção, porque, apesar de muitos livros serem caros, existem diversas maneiras de adquiri-los com preços bem mais acessíveis. No sebo, encontramos preciosidades e preços atraentes. Nas livrarias, sempre há a seção das promoções, além das famosas feiras e bienais. Já comprei livros interessantes por um quarto do preço normal, ou até menos, coleções inteiras pelo preço de um único livro e assim por diante.
     Ganhar livros, então, é uma alegria. Por essa razão, acho tão interessante aquele projeto levado adiante em algumas cidades em que um leitor coloca um livro que já leu, e provavelmente gostou, no banco de uma praça ou em algum outro lugar para que uma outra pessoa o encontre e possa ter o mesmo privilégio de o ler.
     E ainda na questão das boas lembranças que guardamos através dos livros, um dos que mais gostei na adolescência foi O ‘Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, como não poderia deixar de ser. Naquela época, uma amiga me emprestou o exemplar para ler, e eu nunca o comprei. Recentemente, concluí que ele tem de fazer parte da minha “biblioteca” _ o exemplar em português e o em inglês também, “Wuthering Heights”. Vale a pena ler o livro novamente, pois não há leitora que não sonhe com o eterno Heathcliff...

Livros são alguns dos nossos melhores
amigos e companheiros de uma vida inteira.
Não importando o que aconteça, estão
sempre ao nosso lado. tj*¬

1 comentários:

Juliana Tessaro disse...

O Morro dos Ventos Uivantes é um dos meus favoritos e acredito que sempre será....também tenho uma lembrança muito boa da época de leitura dele e pretendo ler de novo, assim que terminar alguns da minha lista...rsrsrs

Postar um comentário