Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

sábado, 12 de julho de 2014

Livros que Curto


     Sou uma leitora como a maioria, embora seja eclética e um rato de biblioteca assumido. Aliás, neste nosso mundo tecnológico, o que somos agora? “Mouse” de biblioteca? Piada boba, eu sei, mas não resisti (sei, sei que o equivalente é bookworm; ou agora será "e-bookworm"?).
     Não sou crítica literária, mas comento aqui sobre alguns livros que leio para descontrair e que aprecio, ou que já li desde a infância e adolescência e que me deixaram boas lembranças. Sempre carrego um livro comigo para todo o lado e tenho um ou mais na mesa de cabeceira. É ótimo ler numa rede, num sofá, debaixo de uma árvore com o livro nas mãos (nada de e-books para mim quando o assunto é lazer). Leio em qualquer lugar em que tenho chance, por sinal. No trânsito (no banco do passageiro), no ônibus, no metrô, no consultório médico, num degrau qualquer, em toda e qualquer fila...
    Como adoro ler, não tenho um tipo de livro favorito, mas livros favoritos entre todos os que tenho lido. Leio praticamente tudo que cai nas minhas mãos e desperta o meu interesse. Boa leitura para mim é aquela que cativa, entretém, faz refletir. Gosto muito dos clássicos brasileiros, como, entre vários outros títulos e autores que li, “O Gaúcho” de José de Alencar e “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Também aprecio as obras de Monteiro Lobato e Jorge Amado. Li quase todos os livros de Paulo Coelho e entre os meus favoritos estão “O Alquimista”, “A Bruxa de Portobello”, “O Diário de um Mago”.
    Adoro clássicos da literatura mundial como “O Morro dos Eventos Uivantes”, de Emily Brontë, e “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen,  “1984”, de George Orwell, “Retrato de uma Senhora”, de Henry James, “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes, “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis. E obviamente não poderia deixar de citar Shakespeare e Camões entre outros gênios.
    Também gosto de ler obras infantojuvenis como as de Júlio Verne, C.S. Lewis, Mark Twain, Charles Dickens e tantos outros. Adorei a saga inteira de “Harry Potter”, de JK Rowling e a de “As Brumas de Avalon”, de Marion Z. Bradley. Outros livros que sempre adorei são os de Aghata Christie, sendo um mais surpreendente do que o outro. Gostei de livros contemporâneos como “A Cabana”, de  William P. Young e “A Cidade do Sol”, de Khaled Hosseini, entre muitos. 
     Adoro também livros de autoajuda, como “Yoga Para Nervosos”, do Prof. Hermógenes e  “O Poder do Pensamento Positivo”, de Norman Vincent Peale, “Um Minuto para Mim”, de Spencer Johnson, entre diversos outros. Independentemente de religião, também gosto de ler livros psicografados e das obras de Allan Kardek. Como me interesso pelos assuntos e às vezes traduzo obras a respeito, também costumo ler livros sobre marketing, administração e negócios, e tenho vários que comprei no sebo. Outro tema que sempre gostei é a ficção científica e, além de vários romance do gênero, curto livros a respeito da possível existência de extraterrestres como “Eram os Deuses Astronautas” e “Deuses, Espaçonaves e Terra”, de Erich Von Däniken.
     Enfim, essa é uma pequena mostra do que gosto, ou poderia ficar aqui citando autores e livros por um longo tempo. Estou colocando gradativamente na página adicional do Blog Aprendizes de Escritores chamada “Livros que Curto” minhas impressões de leitora comum, mas ávida sobre livros conhecidos ou não (e não necessariamente sinopses ou resumos formais ao estilo convencional). Ressalto por que a leitura foi agradável, como me entreteve, em que me beneficiou, o que aprendi. Também gostei de todos os livros que traduzi e já fiz comentários sobre eles em outra página do blog.
    Quando gosto de um livro, acho legal partilhar a minha opinião e fico contente em poder passar adiante a dica de uma boa leitura, a quem se interessar. Como todos dizem e repito: a leitura é um dos primeiros passos para a escrita.

0 comentários:

Postar um comentário