Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dica de Livro – O Engenheiro de Pipas

Este livro é uma verdadeira obra de arte.
This book is a real masterpiece.

Engenheiro de Pipas – O Invasor dos Ares
Autor: Ken Yamazato

“O livro Engenheiro de Pipas – O invasor dos ares é uma divertida viagem pelo mundo dos papagaios, sua história, suas formas e sua técnica. Resultado de uma vida dedicada a essa paixão, incentiva o interesse pelo aprendizado e uma maior integração social e familiar. Em páginas bem ilustradas, o autor apresenta sua colorida coleção e, ao final, ainda nos desafia a brincar de inventor, através de projetos que contam com um roteiro do tipo passo-a-passo.” (Extraído do site do autor/ Extract from the author’s site).

Onde Comprar:

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Rua São Joaquim, 381 – 3º andar
(11)3209-5465 / 3208-1755 (ramal 117)
museu@bunkyo.org.br


No site do autor, há maiores informações sobre o livro e ele e seu trabalho, além de fotos e vídeos interessantes.

On his site, you will find more information about the book and the author and his work, besides interesting pictures and videos.


Extraído do site do autor:

“O professor Ken Yamazato é apaixonado por pipas/papagaios desde criança, e por toda a vida tem se dedicado ao estudo e à arte de projetar e criar modelos das mais variadas cores, tamanhos e formatos.
Engenheiro mecânico, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-SP), já foi dezenas de vezes premiado em campeonatos e festivais de papagaio.
Desde 1991, quando se aposentou e criou a empresa Ken Yamazato Engenharia de Papagaios e Pipamodelismo, Ken percorre o Brasil com seu projeto pedagógico. E assim leva educação, cultura, esporte e lazer a pessoas de todos os lugares.
Entrou no o Guinness Book Brasil 98 ao empinar um “trem” de 242 pipas. Em 1999 chegou à marca de 3344 pipas empinadas em uma única linha.”

Extract from the author’s  site:

Ken Yamazato is a kite geek since he was a little boy and throughout his life has been devoting to the study and to the art of kite design, in all kinds of colors, shapes and sizes.”
“As a mechanical engineer, graduated at FEI-SP, he has earned awards in Brazilian kite festivals and tournaments several times.
Since 1991, after retiring and founding his own company  
Ken Yamazato Engenharia de Papagaios e Pipamodelismo, Ken is travelling around Brazil to spread his pedagogical project, bringing education, culture, sport and entertainment to people everywhere.
He got into the 
Guinness Book Brasil 98 after flying a “train” of 242 kites. In 1999 he reached the mark of 3344 kites flying in a single line.”

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Feliz Dia Nacional do Escritor!


     Escrever é um dom que costuma se manifestar ainda na infância, através da facilidade em se escrever redações para a escola, diários, em se criar histórias e textos em geral. Escrever é um dom que anda de mãos dadas com a imaginação. Ela é a principal matéria-prima do escritor. Pode-se pedir a um escritor que escreva sobre praticamente qualquer coisa, por mais banal que seja, e as palavras fluirão naturalmente para ele enquanto compuser seu texto.
     E na hora da criação, seja em prosa ou verso, escreve com sentimento, colocando em palavras o que a inspiração e a imaginação pedem. Além disso, quanto mais experiências vivenciar, de quanto mais bagagem emocional dispuser, mais “material” o(a) escritor(a) terá para empregar junto com o seu dom. É graças ao escritor que o leitor tem a possibilidade de viajar por mundos novos, interessantes, através de histórias repletas de emoções, aventuras, intrigas, mistério, enfim... E de também refletir por meio das próprias reflexões dos autores em inúmeros tipos de textos.
     O Dia do Escritor se comemora no Brasil em 25 de julho, pois nesse dia, em1960, a União Brasileira de Escritores, tendo João Peregrino Júnior na sua presidência e Jorge Amado como vice-presidente, promoveu o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro. A partir desse evento, a data foi instituída para homenagear o escritor nacional.

     É com imensa satisfação que o Blog Aprendizes de Escritores, que é dedicado, entre outras coisas, à escrita e à leitura, comemora o Dia Nacional do Escritor.


P. S.: Muitos escritores encontram nos blogs a oportunidade de compartilhar e/ou divulgar o que criam, podendo alcançar um grande número de leitores também desse modo. Sempre gostei de escrever, desde pequena, mas foi somente através do meu blog Aprendizes de Escritores que comecei a dar forma a textos que já escrevia, transformando-os em artigos e crônicas, e a elaborar vários outros. Criei outros blogs e neles _ e neste, principalmente _ tenho me sentindo encorajada a escrever cada vez mais.

sábado, 12 de julho de 2014

Livros que Curto


     Sou uma leitora como a maioria, embora seja eclética e um rato de biblioteca assumido. Aliás, neste nosso mundo tecnológico, o que somos agora? “Mouse” de biblioteca? Piada boba, eu sei, mas não resisti (sei, sei que o equivalente é bookworm; ou agora será "e-bookworm"?).
     Não sou crítica literária, mas comento aqui sobre alguns livros que leio para descontrair e que aprecio, ou que já li desde a infância e adolescência e que me deixaram boas lembranças. Sempre carrego um livro comigo para todo o lado e tenho um ou mais na mesa de cabeceira. É ótimo ler numa rede, num sofá, debaixo de uma árvore com o livro nas mãos (nada de e-books para mim quando o assunto é lazer). Leio em qualquer lugar em que tenho chance, por sinal. No trânsito (no banco do passageiro), no ônibus, no metrô, no consultório médico, num degrau qualquer, em toda e qualquer fila...
    Como adoro ler, não tenho um tipo de livro favorito, mas livros favoritos entre todos os que tenho lido. Leio praticamente tudo que cai nas minhas mãos e desperta o meu interesse. Boa leitura para mim é aquela que cativa, entretém, faz refletir. Gosto muito dos clássicos brasileiros, como, entre vários outros títulos e autores que li, “O Gaúcho” de José de Alencar e “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Também aprecio as obras de Monteiro Lobato e Jorge Amado. Li quase todos os livros de Paulo Coelho e entre os meus favoritos estão “O Alquimista”, “A Bruxa de Portobello”, “O Diário de um Mago”.
    Adoro clássicos da literatura mundial como “O Morro dos Eventos Uivantes”, de Emily Brontë, e “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen,  “1984”, de George Orwell, “Retrato de uma Senhora”, de Henry James, “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes, “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis. E obviamente não poderia deixar de citar Shakespeare e Camões entre outros gênios.
    Também gosto de ler obras infantojuvenis como as de Júlio Verne, C.S. Lewis, Mark Twain, Charles Dickens e tantos outros. Adorei a saga inteira de “Harry Potter”, de JK Rowling e a de “As Brumas de Avalon”, de Marion Z. Bradley. Outros livros que sempre adorei são os de Aghata Christie, sendo um mais surpreendente do que o outro. Gostei de livros contemporâneos como “A Cabana”, de  William P. Young e “A Cidade do Sol”, de Khaled Hosseini, entre muitos. 
     Adoro também livros de autoajuda, como “Yoga Para Nervosos”, do Prof. Hermógenes e  “O Poder do Pensamento Positivo”, de Norman Vincent Peale, “Um Minuto para Mim”, de Spencer Johnson, entre diversos outros. Independentemente de religião, também gosto de ler livros psicografados e das obras de Allan Kardek. Como me interesso pelos assuntos e às vezes traduzo obras a respeito, também costumo ler livros sobre marketing, administração e negócios, e tenho vários que comprei no sebo. Outro tema que sempre gostei é a ficção científica e, além de vários romance do gênero, curto livros a respeito da possível existência de extraterrestres como “Eram os Deuses Astronautas” e “Deuses, Espaçonaves e Terra”, de Erich Von Däniken.
     Enfim, essa é uma pequena mostra do que gosto, ou poderia ficar aqui citando autores e livros por um longo tempo. Estou colocando gradativamente na página adicional do Blog Aprendizes de Escritores chamada “Livros que Curto” minhas impressões de leitora comum, mas ávida sobre livros conhecidos ou não (e não necessariamente sinopses ou resumos formais ao estilo convencional). Ressalto por que a leitura foi agradável, como me entreteve, em que me beneficiou, o que aprendi. Também gostei de todos os livros que traduzi e já fiz comentários sobre eles em outra página do blog.
    Quando gosto de um livro, acho legal partilhar a minha opinião e fico contente em poder passar adiante a dica de uma boa leitura, a quem se interessar. Como todos dizem e repito: a leitura é um dos primeiros passos para a escrita.

Varied Quotes

     

     I enjoy quotes, and I think they’re great to use on the social networks, blogs, e-mails. I prefer the motivational quotes, always with a positive message to make us reflect and feel better.

     On one of the Aprendizes de Escritores/Writer’s Apprentices Blog’s additional pages, called Citações Diversas / Thinkers’ Quotes / Pensamientos, you will find a selection of quotes in English, Portuguese and Spanish, with quotes of a varied range of themes and authors in the form of images and texts. I’m always adding more quotes there whenever I find interesting ones on the internet. I hope you like them as well!







“You are never too old to set another goal or to dream a new dream.”
_
C. S. Lewis

“It isn't what we say or think that defines us, but what we do.” 
_ Jane Austen

“Happiness is not something ready made. It comes from your own actions.”
– Dalai Lama

“Keep love in your heart. A life without it is like a sunless garden when the flowers are dead.”
_ Oscar Wilde

“Flowers... are a proud assertion that a ray of beauty outvalues all the utilities of the world.
_ Ralph Waldo Emerson

“The point of life is to find the delicate equilibrium between dream and reality.”
_ Lilian Smith

“By having reverence for life, we enter into a spiritual relation with the world. By practicing reverence for life we become good, deep and alive. It demands from all that  they should sacrifice a portion of their own lives for others.”
_ Albert Schweitzer

“My dreams were all my own; I accounted for them to nobody; they were my refuge when annoyed - my dearest pleasure when free.” 
_ Mary Shelley

“Pessimism is mental disease. It means illness in the person who voices it, and in the society which produces that person.”
_ Upton Sinclair

“The simple things are also the most extraordinary things, and only the wise can see them.”
 _ Paulo Coelho

“Be kind whenever possible. It is always possible.” – Dalai Lama









Link to the blog’s additional page:
- Citações Diversas / Thinkers’ Quotes / Pensamientos

quarta-feira, 9 de julho de 2014

País Gigantesco / Giant Country

     Um país é como um livro gigantesco e interessante. O futebol é apenas um dos inúmeros capítulos valiosos desse livro. Temos um capítulo honroso sobre o futebol, que vai continuar sendo escrito com o mesmo empenho. Mas existem incontáveis outros capítulos nesse livro que merecem idêntica atenção. E há o capítulo das lições de vida para nos lembrar que errar é humano.




     A country is like a giant and interesting book. Soccer is just one of the uncountable and valuable chapters in this book. We’ve got an honorable chapter about soccer, and it will continue to be written with the same resoluteness. But there are countless other chapters in this book that deserve identical attention. And there’s the chapter about life lessons to remind us that to err is human.

Meu Próprio Livro - facebook

Este é o link da página que criei no facebook com informações e alguns trechos do meu livro.


This is the link to the page on facebook I’ve cretad with information about my book and some extracts from it. I’ll publish this book in English too.


Meus projetos seguintes:

- Livro de bolso impresso de frases pessoais em português e e-book, além de um e-book adicional ilustrado.
- Livro de bolso impresso de frases pessoais em inglês e e-book, além de um e-book adicional ilustrado.
- Publicação do “Meu Próprio Livro” em inglês.

My next projects:

- Printed pocket book with personal phrases in Portuguese and e-book, with an additional illustrated e-book.
- Printed pocket book with personal phrases in English and e-book, with an additional illustrated e-book.
- Publishing of “Meu Próprio Livro” in English.


 






Este é o link da página que acabei de criar no facebook para assuntos relacionados a trabalho e também como uma extensão dos meus blogs. https://www.facebook.com/autoratinajeronymo