Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Parabéns, Blog!


     A alguns, pode parecer bobagem ou futilidade comemorar o aniversário de um blog, mas, se for o caso, é porque provavelmente nunca foram blogueiros. Este blog, que criei exatamente em 28/04/2011, tem sido um projeto muito especial na minha vida pessoal e profissional e agora, para minha grande satisfação, completa 3 anos!
     Não consigo me dedicar ao Aprendizes de Escritores em tempo integral, mas estou aqui sempre que posso, principalmente quando bate a inspiração. É verdade o que os escritores dizem sobre a inspiração para um texto surgir de repente, do nada. Naquele instante, você tem que colocar o que está pensando no "papel". Essa chance que tenho no blog de, como digo, “brincar um pouco de escritora”, não tem preço.
     É aqui, em contrapartida ao meu trabalho sério e compenetrado como tradutora, que extravaso toda a minha criatividade e irreverência, escrevendo o que penso e enfeitando o blog do meu jeito. Além do slideshow acima (que acabei de atualizar) com uma seleção de um pouco de tudo que aprecio _ como livros, paisagens, animais, flores _, também gosto de acompanhar os meus textos e frases com imagens de domínio público da internet que tenham algo a ver com eles. Decidi dividir o blog em várias páginas por questões práticas, mas também porque “quanto mais espaço para escrever e rechear com os composites, colagens e scraps que adoro criar, melhor! Sintam-se à vontade, claro, para copiar as imagens de domínio público que desejarem. (Há, inclusive, gifs incríveis no “Cantinho do Seguidor e do Visitante”.)
    Embora este não seja um blog com fins lucrativos, faço “merchans” ocasionais a respeito no facebook e no Twitter (e tenho 2 páginas lá que também são uma extensão dele, entre os outros blogs). Procuro divulgá-lo porque gosto de compartilhar minhas opiniões com as pessoas, de comentar sobre o meu trabalho e de dar dicas que espero que sejam úteis a elas. Também gosto de entretê-las com as minhas histórias de vida, de fazê-las rir com o lado engraçado das coisas, ou de levá-las a refletir com o aspecto mais sério de alguns textos. Falando em humor, gosto de escrever textos bem-humorados e de dar vazão à minha veia cômica quando tenho a chance. Por diversão, faço o que chamo de “Cartões Cômicos” e os coloco numa página adicional do blog. Também comento sobre as minhas traduções numa das páginas e dou dicas de tradução em outra, esperando que sejam úteis para quem se interessa pela área. O blog não é sobre religião, mas também contém uma página dedicada à espiritualidade, uma parte essencial da vida. Há outra página repleta de citações de diversos pensadores.
    Meu blog não se enquadra exatamente numa categoria específica, como apenas escrita, tradução, ou livros. É, como sempre digo, eclético. Os livros são, sim, a base de tudo nele, mas como os próprios livros têm a capacidade de abraçar o mundo, não há limites de assuntos aqui. Para quem ainda não tem um blog, recomendo. (Eu tenho 6!) É um excelente lugar para se escrever e dar vazão à criatividade. É possível ter até 20 páginas adicionais num blog e, assim, dividi-las de acordo com os interesses, como fiz aqui.
     Desde que o criei, o blog passou por uma transformação total e vive em constante evolução, embora o conteúdo inicial tenha permanecido o mesmo. No começo, a página principal era sobre as traduções, e eu escrevia os meus textos em algumas das páginas adicionais. Então, me ocorreu que deixaria o blog mais interessante se fosse publicando os artigos e crônicas na página inicial. Assim, mudei tudo de lugar, coloquei os comentários sobre os livros traduzidos numa página adicional e batizei o blog de “Aprendizes de Escritores”. Também o chamo de Writers’ Apprentices porque o estou tornando bilíngue com o tempo. Além de ser uma extensão do Aprendizes de Escritores aqui, o Writers’ Apprentices Blog também existe como um blog individual de uma só página, em inglês. (O link está na cachoeira, no alto do layout.)
     Apesar do nome, o Aprendizes de Escritores não é um blog onde há apenas técnicas de escrita, como os blogs convencionais do gênero, embora também tenha uma página adicional com dicas de escrita. É um blog onde acho que eu mesma aprendo a escrever. Eu sou a aprendiz de escritores aqui e espero poder transmitir alguma coisa através dos meus textos a outros aspirantes a escritor, nem que seja, no mínimo, o encorajamento.
     Como já mencionei na página de apresentação, o blog também se destina a visitantes em geral que simplesmente queiram se entreter com seu conteúdo.
     É com orgulho, portanto, que comemoro o aniversário de 3 anos do Aprendizes de Escritores.

    Quero agradecer de coração aos seguidores e aos visitantes do blog, que me deixam muito feliz quando passam por aqui. tj*¬


******************************************

*******************************************

0 comentários:

Postar um comentário