Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Gostando de Si


     Você não adora se esparramar num sofá com uma pilha de revistas sobre saúde, beleza, bem-estar, cuidados pessoais? Além de todas as dicas fundamentais sobre como valorizar o que você tem de melhor, o ponto de destaque das nossas revistas favoritas (e de muitos livros de autoajuda) é a atenção que devemos dar à nossa autoestima para mantê-la elevada. A vaidade pessoal (de mulheres e homens), na medida certa, não deve ser vista como futilidade, mas como algo importante para as relações com o mundo. Nada mais natural do que uma pessoa aprender sobre qual é a maneira mais adequada de se arrumar em cada ocasião, de acordo com seu estilo.
     Outro dia, vi uma matéria interessante na tevê sobre a pesquisa realizada por uma renomada universidade do exterior, na qual foram feitas três perguntas às entrevistadas: “Você se arruma para ficar bonita para os homens?” “Para causar a admiração/inveja das outras mulheres?” “Ou você se arruma para si mesma?” A resposta me surpreendeu de início. Foi a terceira. Na grande maioria, as mulheres se arrumam para si, para se sentirem bem consigo mesmas.
     Pensando bem, isso faz todo o sentido. De fato, temos de nos sentir bem conosco primeiro para conseguirmos, então, transmitir isso aos outros, irradiar uma confiança íntima, uma segurança, uma sensação de que estamos de bem com a nossa aparência e com o mundo. Sem mencionar que se algum dia você se matou se produzindo toda e ninguém mais viu, não importa. Você  viu como ficou bonita! Quanto a essa questão de beleza, é claro que é muito relativa. Acredito que não existe ninguém realmente feio. Todo mundo é bonito ao seu jeito, tem algo de belo na sua pessoa, em qualquer parte dela, que cativa os outros; é só deixar isso transparecer. O alto astral, a alegria de viver, o sorriso constante são capazes de produzir uma beleza contagiante. Na parte física, o que algumas pessoas precisam apenas é de um “overhauling”, como costumo dizer, bem-humorada (inclusive eu!).
     Hoje em dia, me preocupo muito mais com a saúde, com o bem-estar em si do que com beleza, como fazíamos na adolescência, cheios daqueles complexos que, com o tempo, passam e a experiência nos faz ver o que importa realmente. Mas é claro que sou vaidosa, no que considero a medida certa, bem dosada. A aparência pessoal é de suma importância no nosso dia a dia. Mas ela é um conjunto, o qual engloba todos os aspectos de uma pessoa, desde comportamento, atitude para consigo mesma e os demais, seus interesses.
     Você não precisa gastar muito para se cuidar e se arrumar, basta ter bom gosto e bom senso. Além disso, seja você homem ou mulher, busque cada vez mais a qualidade de vida, mantendo hábitos saudáveis, reservando tempo para o lazer, equilibrando a alimentação, praticando atividade física, estudando algo que tem vontade, repousando, cuidando bem do cantinho onde você vive, dando uma atenção especial a todos os seus relacionamentos com a família, com amigos e pessoas em geral, com a sua cara metade. Se estiver de bem consigo mesmo e com todos, esse contentamento transparecerá no seu semblante.
     É fundamental nos conhecermos e descobrirmos os nossos pontos fortes a fim de valorizá-los. Experimente pensar em si mesma dos pés a cabeça e ir checando item por item para saber o que pode melhorar: cabelo, sobrancelha, pele, dentes, mãos, unhas, pernas, pés. Que tal mudar o cabelo? O corte, a cor... E suas sobrancelhas, estão bem delineadas? O que mais dá para melhorar? Anda cuidando bem da sua pele? E o peso? Sei que é difícil perder os quilinhos extras, mas existem mil e um tratamentos e dicas para ajudar. Comece com uma caminhada diária para ganhar ânimo. O que mais poderia ficar melhor? Mantenha as unhas limpas, aparadas e, quando não tiver tempo para a manicure, passe você mesma um esmalte claro nas unhas das mãos e um mais escuro de sua preferência nas dos pés.
    O que mais? Está deliciosamente perfumada, hidratada, com a depilação em dia? Continue pensando em si bem do alto da cabeça até a pontinha dos pés, refletindo bastante e descobrindo tudo o que pode fazer para melhorar fisicamente e, como consequência natural, mentalmente também. Presenteie-se com um dia de spa em casa, incluindo um relaxante escalda-pés, máscara de hidratação profunda para os cabelos e o rosto.
    E depois? Aposto que você ficou com uma vontade enorme de arrancar tudo do armário, ver o que ainda cai bem ou não, doar o que não serve mais, fazer combinações de tudo o que você já tem e que favorece seu visual e acrescentar uma peça daqui e dali até chegar ao seu guarda-roupa ideal. E, em seguida, é só fazer isso com acessórios em geral, bijuterias, maquiagem. Você ficará com a autoestima elevada e será uma companhia bem mais agradável para si e para todos.
     Eu costumava olhar fotos antigas minhas e pensar: “Puxa, como eu gostaria de voltar a ser assim, mais magra, mais jovem...” Agora, isso não me incomoda nem um pouco.
    Não quero ser mais como as minhas antigas fotos. Eu sou como sou agora, após as transformações e experiências pelas quais a vida me fez passar. Sou feliz assim. E sinto imensa satisfação em ser a pessoa que sou, mas da melhor maneira que puder ser como eu mesma, em todos os sentidos.

***********************************

0 comentários:

Postar um comentário