Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Recomeço / New Start


     2012: Ano do Dragão. É o meu signo no horóscopo chinês e, realmente, posso dizer que este tem sido o meu ano. Caso existisse, porém, o signo da Fênix, outro ser mitológico magnífico, como o próprio dragão, sei que também se aplicaria.
     Costumava afirmar, em tom quase de brincadeira, que o fato de ter nascido em 12/12 às doze horas teria algum significado especial em 2012. E tem. Passei por inúmeras transformações este ano, desde ter eliminado vários quilos do meu peso _ com uma alimentação mais equilibrada, caminhadas, passeios de bicicleta e exercícios _ ao domínio de vários medos.
     O que para uns pode parecer corriqueiro, como tomar um ônibus, para mim tem grande importância, pois a superação de uma síndrome do pânico não tem preço. Falando em preço, também andei sentindo na pele o que é não ter absolutamente dinheiro algum próprio. Após meses de desemprego, posso dizer que entendo um pouco do que é não ter recursos, quase como em tempos de guerra. E não é que eu não tenha um bom currículo; ao contrário. O meu próprio blog é testemunha de todos os trabalhos que fiz ao longo de mais de vinte anos como tradutora, além dos anos anteriores trabalhando fora.
     Deve ter sido apenas uma fase ruim para o trabalho, que certamente já vai passar*. Mas, se não foi tão boa para o trabalho, tem sido excelente em termos de crescimento pessoal. Nem sei dizer ao certo quantas lições inestimáveis tenho aprendido com tantos tipos diferentes de pessoas, quão agradável tem sido esse convívio. E com a minha própria família também, venho tendo a chance de fortalecer e estreitar laços. Reencontrei amizades antigas, fiz amizades novas e há o meu filho, que é e sempre será a pessoa mais importante do mundo para mim.
     Quero continuar crescendo, me aprimorando. Estou determinada a voltar a estudar, a fazer uma pós-graduação quando puder; provavelmente na área de marketing, uma vez que acredito que sei “vender o meu peixe”, que tenho criatividade, inventividade e iniciativa. Sempre divulguei o meu blog, o meu trabalho usando os meus próprios recursos de propaganda. Hoje quero voltar ao mercado profissional investindo em todo o meu potencial.
     Também tem sido um ano de grandes surpresas, como quando conheci pessoalmente aquele que, para mim, é o melhor guitarrista de todos os tempos. Eu e o meu irmão, Fernando, tínhamos acabado de assistir à banda que fez a abertura para o Slash, espremidos na pista comum quando, de repente, anunciaram o meu nome, para que eu me apresentasse. Tudo aconteceu muito rápido e, de um momento para o outro, em total aturdimento, eu me vi diante de ninguém menos que o lendário guitarrista. Fiquei quase sem fôlego, sem fala, sem ação. Me recobrei a tempo de trocar algumas frases, de tirar uma foto (acima), de conseguir um autógrafo e, enfim, me despedir, pois o show estava prestes a começar. Só não me conformo até hoje de dizer tudo que eu gostaria. Eu tinha tanto a dizer. Falar sobre o livro, como tinha adorado traduzi-lo e passado, então, a conhecê-lo. Queria dizer quanto o admiro, como estava feliz por, enfim, ele ter encontrado o vocalista perfeito e um amigo, Myles, além da banda. Gosto tanto de vê-los juntos. São perfeitos juntos, em tanta harmonia, tanto companheirismo. Enfim, falar que estava (e estou) feliz pelo sucesso tão merecido dele. Aliás, sem querer me meter nos assuntos delicados do Guns n' Roses, até tive vontade de dizer que entendo melhor agora, em especial depois que li uma matéria sobre o Axl, dizendo como ele faz amizade com as pessoas e as convida para participar das coisas, pessoas da limpeza, dos bastidores. Não sei se é verdade. Estou comentando de maneira livre no meu próprio Blog, porque aqui é a minha casa, afinal. Mas, se for o caso, eu até entendo. Claro que não tenho os compromissos sérios de se cumprir um horário diante de milhares de pessoas, mas não é que acontece comigo também! Não querendo me comparar, mas eu tenho algo a fazer, um horário a cumprir, daí resolvo fazer mais alguma coisa, achando que vai dar tempo. Paro para conversar com meio mundo, para dar atenção às pessoas, ajudar em algo e acabo chegando atrasada onde tenho que ir, ou não cumprindo algum prazo e tendo que dar um jeito. Claro também há os imprevistos e outras coisas que não dependem da gente, sei lá. Mas, no geral, eu entendo melhor essa amizade tão antiga, tão especial, embora, neste caso, sejam apenas palpites meus.
      Bem, enfim, não dava tempo de falar nada mesmo. Imagine, os demais fãs iam querer me matar por atrasar, e eu jamais atrapalharia em nada e nem seria inconveniente, pois ele jamais se atrasa. Já foi gentil demais em me receber, a mim e ao meu irmão.
      De qualquer modo, foi a sensação mais incrível do mundo, uma daquelas coisas mágicas que às vezes acontecem _ como se eu estivesse num filme sobre rock e fãs, ou algo parecido. Foram minutos especiais que guardarei para sempre na mente, nas minhas preciosas lembranças. Em seguida, eu e o meu irmão _ recebido por ele com a mesma atenção e gentileza _ fomos para a pista VIP diante do palco, onde pudemos assistir ao show do Slash e banda bem de perto: mais um show memorável e sensacional.
     Consegui isso graças a muita persistência e determinação, enviando e-mails para uma promoção de encontro entre ídolo e fãs, escrevendo exaustivamente nas redes sociais a respeito, mencionando a tradução da autobiografia dele que fiz e o grande desejo de que esse sonho se realizasse.
É como tenho feito tudo, sempre com grande empenho. É como pretendo dar uma guinada na minha vida e recomeçar. Com as bênçãos de Deus, Jesus, Nossa Senhora e de São Miguel Arcanjo.
     Além de tudo em que acredito em termos religiosos, como devota de São Miguel Arcanjo, me sinto cada vez mais em paz, tranquila, lúcida, serena. Não tenho medo de que o mundo acabe e sempre rezo para São Miguel para que o nosso planeta como um todo passe por uma renovação, um recomeço. Temos de continuar preservando cada vez mais os recursos, cuidando da Natureza e respeitando-a, reciclando... enfim, tomando conta do nosso planeta como ele merece, para que esteja sempre aqui, belo, produtivo e maravilhoso, como Deus o criou. Temos de cuidar do planeta adequadamente como se fosse um jardim, para que não aconteça como naquela música de Elton John, “Empty Garden”, em homenagem a John Lennon. Ele era um grande homem, um homem maravilhoso e sábio cujos ideais, conceitos e ideias exemplificam o que as pessoas devem fazer para preservar o planeta Terra. Sem mencionar inúmeras outras pessoas engajadas, ativistas e gente caridosa como Madre Teresa e suas generosas ações para com a humanidade.
     Este tem sido um ano de aprendizado e me orgulho de tudo que descobri, de como venho evoluindo, tanto no plano terreno quanto no espiritual. Se estamos aqui para lapidar a alma, posso dizer que me sinto de alma lavada, que tenho encontrado muitas respostas, inclusive a da minha própria lucidez em muitos sentimentos e religiões... em todas as religiões que seguem e pregam os bons princípios e que se respeitam mutuamente, pois _ cada uma a seu jeito _ todas estas levam ao Criador Supremo.
     Isso me faz pensar no amor, no amor verdadeiro, pois é a coisa mais importante do mundo e das nossas vidas, quer seja o amor por uma alma gêmea, um filho, um irmão, um amigo. É através do amor incondicional que conquistaremos a tão almejada paz na Terra.

P.S.: De fato, a fase ruim no trabalho passou, graças a Deus, e estou traduzindo livros novamente para uma excelente editora. Tradução é a minha verdadeira vocação, afinal. E, é claro, eu adoro escrever um pouco.

NEW START

     2012: Year of the Dragon. It’s my sign in the Chinese horoscope, and I can say this has really been my year. If the Phoenix sign existed, though _ another magnificent mythological being, like the dragon itself _, I know it would also apply.
     I used to say, in an almost joking tone, that the fact that I was born in 12/12, at twelve o’clock, would have some special meaning in 2012. And it does have. I’ve been through a lot of changes this year, since the elimination of lots of pounds off my weight _ with a more balanced nutrition, walks, bike rides and physical exercises _ to the overcoming of several fears.
     What for some might look trivial, as taking a bus, it’s of fundamental importance to me, because the surpassing of a panic syndrome is priceless. Talking about price, I’ve also been experiencing what’s not to have my own money at all. After several months without a job, I can say I understand a bit about what’s like not having any resources at all, almost like how it is in times of war. And it’s not that I don’t have a good curriculum; on the contrary. My own blog is testimony of all the works I’ve been doing for more than twenty years as a translator, besides all the previous years working in companies.
     It must have been just a bad phase for work, which will certainly pass*. But, if it was not that good for work, it has been excellent in terms of personal growth. I don’t even know how many inestimable lessons I’ve been learning with so many kind of different people, how pleasurable getting together with them has been. And with my own family too, I’ve been having the opportunity to strengthen and straiten bonds. I’ve been finding old friendships, making new friends, and there’s my son, who is and always will be the most important person in the world to me.  
     I want to continue growing, improving myself. I’m determined to go back to my studies again, to do a postgraduation when I can; probably in the marketing area, because I believe I’m capable of divulging my own work, that I have creativity, inventiveness and initiative. I’ve always advertised my blog, my work with my own resources. Today I want to go back to the working market investing in all my potential.
This has also being a year of big surprises, like the one when I met in person the best guitarist ever, in my opinion. Me and my brother, Fernando, have just watched the show of the opening band for Slash, squeezed in the regular floor when suddenly they announced my name, calling me. It all happened too fast and, all of a sudden, totally amazed, I was in front of the legendary guitarist. I was almost breathless, speechless, almost motionless. I recovered myself in time to exchange some phrases, to take a picture (above), and to get an autograph, because the show was about to begin. It was the most incredible sensation in the world, one of those magical things that happen sometimes _ as if I was in a movie about rock and fans, or something like that. Those were precious minutes I’ll keep in my mind forever, in my treasured memories. Afterwards, me and my brother _ welcomed by him in the same attentive, kind manner _ went to the VIP area in front of the stage, where we watched the show of Slash and band very closely: one more memorable and sensational show.
     I conquered that due to lots of persistence and determination, sending e-mails to an idol and fans’ meeting promotion, writing exhaustively in the social networks about it, mentioning his autobiography’s translation that I did and the immense wish that this dream would come true.
That’s the way I’ve always done everything, with big efforts. It’s how I intend to change things in my life and start all over again. With the blessings of God, Jesus, Holy Mary, and St. Michael.
     Besides everything I believe in religious terms, as St. Michael’s devotee, each day I feel more at peace, tranquil, lucid, serene. I’m not afraid thinking the world might end, and I always pray to St. Michael for our planet, as a whole, to go through a big renewal, a new start. We must continue preserving more and more the resources, taking care of Nature, and respecting it, recycling… taking care of our planet the way it deserves, so it will always be here, beautiful, productive and wonderful, the way God created it. We have to take care of the planet properly, as if it were a garden, so things won’t be like in that Elton John’s song, “Empty Garden”, composed as homage to John Lennon. He was a great man, a wonderful and wise man whose ideals, concepts and ideas exemplify what people should do to preserve planet Earth. No to mention uncountable other people engaged in that, activists and charitable people as Madre Teresa and her good deeds towards Mankind.
     This has been one year of learning and I’m proud of everything I’ve found, of the way I’ve been evoluting, both in earthly as in spiritual dimensions. If we are here to lapidate the soul, I can say I feel that my soul is cleaner, that I’ve found many answers, including the one about my own mental health in many feelings and religions… in all religions that preach the good principles and respect each other mutually, for _ at their own way _, each one of them lead to the Supreme Creator.
     All this makes me think about love, about true love, because it’s the most important thing in the world and in our lives, not matter if it’s the love for a soul mate, a son, a brother, a friend. It’s through the unconditional love that we will conquer what we so much seek after: peace on Earth.


P.S.: In fact, the bad phase for work is gone, thanks God, and I’m translating
          books again for a great publisher. Translation is my real vocation, after
          all. And, of course, I love to write a bit.

0 comentários:

Postar um comentário