Created with flickr slideshow.

Sou Tradutora (inglês/português) profissional, formada em Letras-Tradução pela Universidade Anhembi-Morumbi, atuando há mais de 20 anos no campo técnico e especialmente literário. Traduzi mais de 190 livros até o presente, entre romances, livros de negócios, de autoajuda, biografias, guias, trabalhando como freelancer para editoras renomadas. Também escrevo artigos, crônicas, textos em geral, e acabo de publicar o “Meu Próprio Livro”. I'm a professional Translator (English/Portuguese), with a Letters/Translation degree. I've been working for more than 20 years in the area, with technical and especially literary translation. I’ve translated more than 190 books up to now, among novels, business books, biographies, self-help books, guides, working as a freelancer for renowned publishers. I also write articles, chronicles, general texts, and I’ve just published my own book, called “Meu Próprio Livro”.

Sobre o Blog / About the Blog - Link:

Onde quer que você esteja, sinta-se em casa aqui!
Wherever you are, feel at home here.
Donde quiera que estés, te sientas en casa acá.

*************************************************************************************
São inúmeros aqueles que não são mais escritores aprendizes, mas todos somos aprendizes de escritores para sempre...
There are countless ones who are no longer apprentice writers, but we are all writers' apprentices forever...

domingo, 28 de outubro de 2012

Amor à Primeira Vista Existe?


     Essa pergunta sobre a existência, ou não, do amor à primeira vista já é antiga e divide opiniões. Não sou especialista em consultoria sentimental. Falo apenas com base em observações do mundo em geral e na minha própria opinião. Mas, como romântica incorrigível que sou, acredito em amor à primeira vista, sim. Primeiramente, entre duas pessoas, mas também em outros tipos de amor à primeira vista. Como aquele que tive desde pequena pelos livros e pelas Letras, por exemplo.
     Quanto ao amor de verdade, que pode se desenvolver a partir de um sentimento à primeira vista, é aquele que a gente vai cultivando ao longo do tempo. É o amor onde há respeito mútuo, compreensão; é o amor no qual as pessoas se ajudam mutuamente, não importando o que aconteça, porque se amam de verdade, porque já passaram por tantas coisas juntas que se conhecem como a palma da própria mão. É apenas quando vários elementos importantes se somam que temos como resultado o amor de verdade. Não deixa de ser também uma avaliação racional, porque cada um tem as suas impressões do momento em que as vive.
     Acredito, entre outras coisas, em amizade à primeira vista, como costumo dizer em tom bem-humorado a uma amiga de alguns anos, tamanha foi a nossa afinidade quando nos conhecemos. Acredito em amor de mãe à primeira vista, porque antes mesmo de você pousar os olhos no seu filho que acaba de nascer, com aquela emoção que todas sentem e não sabem descrever exatamente, você já o amava no seu ventre de todo o seu coração e alma. Assim, tecnicamente, o amor de mãe deve ser um amor “pré-primeira” vista...
     Mas e aqueles amores eternos, que dizem vir de outras vidas, atravessar os tempos, as eras, que são mágicos, especiais, envoltos por uma aura dourada?, me pergunta você, criatura de coração romântico, como eu. É claro que existem. Mas, como diz outro amigo meu, que é ateu, e eu respeito, pois cada um deve saber que caminho seguir: religião e futebol não se discutem. Outra amiga, que é espírita, tem certeza, absoluta de que o amor à primeira vista é algo bem possível, que pode até vir de outras vidas, e respeito a opinião dela.
     Tenho vários amigos sinceros de várias religiões e, justamente por sermos amigos, não discutimos demais esses assuntos; apenas respeitamos uns aos outros e a crença de cada um. Talvez essa questão de religião também tenha algo a ver com amor à primeira vista. Num certo ponto da vida, você pode sentir grande afinidade por uma religião ou outra, que lhe faça bem, caso já não tenha a sua, ou simplesmente reafirmar a sua fé através da contemplação da natureza, a seu próprio jeito.

     Talvez seja justamente isso que está por trás do amor à primeira vista, a afinidade, que você acaba descobrindo que tem realmente com alguém depois que fica claro que não é uma mera atração física passageira.